sábado, 30 de maio de 2015

Sindicato dos Vigilantes do Maranhão conseguem aprovar na ALEMA Projeto de Lei anti calote

Direção do SINDVIGMA na Assembleia Legislativ
Foi aprovado por unanimidade na manhã desta quarta (27) durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa o projeto de Lei nº 037/15 de autoria do Deputado Fernando Furtado (PC do B) que institui mecanismo de controle do patrimônio público do Estado do Maranhão, dispondo sobre provisões de encargos trabalhistas a serem pagos às empresas contratadas para prestar serviços de forma continua, no âmbito da administração pública.
O objetivo desse projeto é garantir com que o Governo do Estado assegure o pagamento dos trabalhadores no ato do repasse dos recursos financeiros às empresas, que constantemente atrasam os salários e verbas indenizatórias, prejudicando tanto os próprios quanto os seus familiares. O Maranhão é o terceiro estado a aprovar uma lei desta natureza.

Para o vice-presidente do Sindicato dos Vigilantes do Maranhão - Sindvig MA, Daniel Pavão Rocha, essa é uma grande conquista. “Essa é uma vitória não só para os vigilantes mais para todos os trabalhadores, pois vai dar ao trabalhador a segurança que ele precisa quando terminam os contratos com as empresas privadas dentro da esfera estadual,” festejou Daniel Pavão.


As provisões de encargos trabalhistas relativas a férias, décimo-terceiro salário e multa do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – FGTS por dispensa sem justa causa, a serem pagas pelos órgãos e entidades de Administração Pública Estadual e empresas contratadas para prestar serviços de forma continua, serão retidas do valor mensal do contrato e depositadas exclusivamente em banco público oficial.


Os depósitos devem ser efetivados em conta corrente vinculada, bloqueada para movimentação, aberta em nome da empresa, unicamente para essa finalidade e com movimentação somente por ordem do órgão ou entidade contratante.


De acordo com o Deputado Fernando Furtado, esse projeto é de grande importância para o trabalhador. “Nas gestões anteriores, vinham acontecendo muitas fraudes em relação às empresas e muita falta de compromisso para com os trabalhadores, elas recebiam o pagamento do governo pela prestação de serviço, mais não repassavam aos trabalhadores, principalmente aos trabalhadores da área de segurança que ficavam até seis meses sem receber,” lembrou o parlamentar.


MAIS PROJETOS


Também foram aprovados por unanimidade durante a sessão de hoje os Projetos de Lei Ordinária nº 073/15 de autoria do Poder Executivo, cujo relator foi o Deputado Fernando Furtado que dispõe sobre a reorganização do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IEMA; e o Projeto de Lei nº 102/2015, de autoria deputado Fábio Macedo, que dispõe sobre a criação de programa de auxílio psicológico a vítimas de crimes de violência sexual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário