terça-feira, 29 de março de 2016

Governo do Estado incentiva a produção cinematográfica no Maranhão

O Governo do Estado está promovendo diversas ações com o objetivo de promover o setor de audiovisual no Maranhão. Algumas delas foram apresentadas pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), no sábado (26), durante o encerramento do 8º Festival Maranhão na Tela.
Durante o debate “Uma Política Pública para o Cinema Maranhense”, o secretário Jhonatan Almada destacou, entre as ações, a criação da Escola de Cinema do Maranhão, inaugurada no último dia 17. Presentes, representantes das secretarias de estado de Cultura e Turismo, do município de São Luís e da Agência Nacional do Cinema (Ancine).
“A partir da gestão do governador Flávio Dino houve uma mudança de leitura e de prática em relação ao cinema, sobretudo com a criação da Escola de Cinema do Maranhão”, observou Jhonatan Almada.
No festival foram exibidos dois curtas-metragens produzidos durante o Curso na modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC) de Cinema, oferecido ano passado pela Secti. “O Curso FIC foi uma primeira iniciativa nossa que gerou frutos e, aqui, começa a aparecer para o mundo do cinema”, destacou o secretário.
A Escola de Cinema do Maranhão, segundo explicou o secretário, é uma Unidade Vocacional do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema). Funciona na Rua Portugal, nº 221, na Praia Grande, com a realização de cursos em todas as áreas técnicas do cinema, além de capacitação regular de formação de roteiristas e diretores, que terá duração de um ano.
Neste semestre, a escola irá ofertar três cursos na modalidade FIC, de 160 horas cada: Direção de Fotografia, Som para Cinema e Atuação para Cinema. Em agosto será iniciado o curso regular de formação de roteiristas e diretores. Todos serão gratuitos e o processo de ingresso respeitará o sistema de cotas. Em abril, será lançado o edital dos quatro cursos e a expectativa é lançar um de graduação no primeiro semestre de 2017.
Jhonatan Almada contou que a Escola de Cinema deverá consolidar um projeto ainda maior que é a criação de um Polo Audiovisual no Centro Histórico que será criado pelo governo do Estado com o apoio do Ministério da Cultura e da Ancine.
“Com essa iniciativa, além da mobilização cultural, você gera desenvolvimento econômico, emprego e renda, porque você mobiliza toda uma cadeia produtiva”, observou o secretário.
Maranhão na Tela
O Festival Maranhão na Tela movimentou a Praia Grande durante seis dias de evento com a realização de mostras competitivas de animação, mesas-redondas, cursos, máster classe, entre outras atividades. A premiação Mostra Maranhão de Cinema Competitivo marcou o encerramento do festival que reuniu centenas de pessoas amantes da sétima arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário