sexta-feira, 20 de maio de 2016

Abertas inscrições para o programa ‘Aulão do Enem’


Aulão é destaque em todo o Maranhão
As inscrições para o ‘Aulão do Enem’, ação que faz parte do Programa Pré-Universitário (PreUNI),já podem ser realizadas por meio do site da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), no endereço (http://www.secti.ma.gov.br/inscricoes-2/). 

O ‘Aulão do Enem’ é uma iniciativa do Governo do Maranhão, que tem como objetivo democratizar o acesso ao ensino superior, disponibilizando ferramentas de estudo para jovens oriundos da rede pública.

Os interessados devem acessar o site, preencher o formulário com seus dados pessoais, e, em seguida, escolher a cidade em que desejam assistir às aulas. Os locais e horários das aulas estarão disponíveis em breve no site da Secti.

O Aulão é uma megarrevisão gratuita voltada para jovens e adultos que, prioritariamente, concluíram ou estão cursando o 3º ano do ensino médio interessados em ingressar na educação superior, focados na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A estrutura do PreUNI foi pensada com base nos conteúdos cobrados no Enem, cujas provas se dividem por áreas – Ciências Humanas; Ciências da Natureza; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias.

Este ano, o ‘Aulão do Enem’, que está na segunda edição, foi ampliado e será levado para mais de 50 municípios do estado e terá mais de 60 edições. Em 2015, 16 mil pessoas participaram do preparatório. Desse total, 300 foram aprovados em instituições de ensino superior. A expectativa do governo é de que, este ano, o número de participantes e de aprovados seja bem maior.

“Mais de 16 mil alunos participaram dos aulões, o que foi um grande sucesso.  Tiraram boas notas e muitos aprovados em várias universidades do país mandaram seus depoimentos agradecendo ao Governo do Estado por esta oportunidade. Então, ficamos satisfeitos com desempenho desses estudantes e a nossa missão é incentivar ainda mais”, comentou o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Jhonatan Almada.

Cronograma

A Secti já tem um cronograma com as datas da realização do programa em diversas regiões do estado. No dia 02 de julho, São Benedito do Rio Preto, Urbano Santos, Chapadinha, Barreirinhas e Belágua recebem a megarrevisão.

Dia 03 de julho é a vez de Bacabeira e Rosário; dia 09, Axixá e Morros; dia 10, Estreito e Porto Franco; dia 16, Bacabal, São Mateus do Maranhão; dia 17 Itapecuru-Mirim e Cantanhede; dia 23 é a vez de Coroatá e Codó; dia 24, Colinas e Mirador; dia 30, Bacuri e Serrano do Maranhão; e no dia 31 de julho a revisão acontece em Amarante do Maranhão, Santa Luzia do Paruá e Governador Nunes Freire.

No mês de agosto a revisão começa dia 06 em Pedro do Rosário e Bom Jardim; dia 07, Lago do Junco e Pedreiras; dia 13, Barra do Corda, Bom Jesus das Selvas; dia14, Caxias, Conceição do Lago-Açu; dia 20, Pinheiro e Cururupu; dia 21, Presidente Médici, Carutapera; dia 27, Paraibano, São João dos Patos, São Bernardo, São João do Sóter. A maratona de revisões do mês de agosto termina dia 28. Nesse dia, o aulão acontece em Zé Doca e Santa Inês.

Dia 03 de setembro é a vez de Mirinzal e Guimarães; dia 04, Raposa e Paço do Lumiar; dia 10, Timon, Lago da Pedra; dia 11, Jenipapo dos Vieiras e Primeira Cruz; dia 17, Igarapé do Meio e Pindaré-Mirim; dia 18, Peritoró, Santa Rita e Balsas; dia 24, Viana e São João Batista; dia 25, Açailândia e Imperatriz.

Na capital, São Luís, a revisão acontece no dia 28 de agosto, 4, 11, 18, 25 de setembro e 23 de outubro.

Plataforma Hora do Enem

Para ajudar ainda mais os estudantes na preparação para o Enem, a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) disponibilizou, por meio do site da instituição (http://www.secti.ma.gov.br/), a plataforma Hora do Enem, que é mais um recurso tecnológico para quem vai fazer o Exame. No site da Secti, os estudantes podem acompanhar pela plataforma aulas com conteúdos para as provas, fazer simulados on-line, criar planos de estudos, acessar notícias, receber orientações de como se preparar para a prova, ver questões que já caíram nos anos anteriores comentadas por professores. A ação, uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), faz parte do eixo estratégico de democratização da educação superior.

O secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Jhonatan Almada, afirmou que um dos objetivos do plano de metas da Secti é democratizar o acesso a este ensino. “A plataforma vai facilitar o acesso de conteúdos para os estudantes. Por isso esse programa está aqui, porque nós cuidamos desta porta de acesso à educação superior.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário