terça-feira, 31 de maio de 2016

Teatro Artur Azevedo completa 199 anos e oferece programação especial

Equipe do Teatro Artur Azevedo e artistas
Celso Brandão
Para celebrar o aniversário de 199 anos do Teatro Arthur Azevedo, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), realiza na próxima semana uma grande festa com cinco dias de programação gratuita e diversificada, incluindo shows musicais, peças de teatro, dança, poesia, orquestra e ópera.

A festa começa na próxima quarta-feira(1) e segue até o domingo (5) com atrações que vão ocupar não apenas o palco principal do Teatro, mas outros ambientes do prédio de estilo neoclássico inaugurado há quase 200 anos, em 1º de junho de 1817.

“São 199 anos com muitos motivos para comemorar, afinal o Teatro Arthur Azevedo é uma relíquia cultural que enriquece a nossa história, nosso presente e passado, e é isso que nos dá a dimensão da responsabilidade de preservar esse patrimônio e lutar por um futuro melhor”, afirmou o Secretário de Cultura e Turismo, Diego Galdino.

No dia de abertura, quarta-feira (1), subirá ao palco a bailarina e coreógrafa Denise Stutz, uma das mais importantes solistas da dança contemporânea brasileira. Denise Stutz apresentará o solo “Finita”, trabalho que teve como inspiração uma carta enviada pela sua mãe, esse espetáculo faz parte de uma parceria entre o aniversário do TAA e o Projeto Conexão Dança. No mesmo dia haverá show com os artistas Samile Araújo, Jessica Gois, Camila Bouéres e Marcio Glam.

Na próxima quinta-feria (2) o público terá a oportunidade de prestigiar o espetáculo de dança “Piranha”, do ganhador do prêmio de Projeto Artístico da Associação Paulista de Críticos de Arte, Wagner Schwartz; este espetáculo também faz parte de uma parceria entre o aniversário do TAA e o Projeto Conexão Dança. Logo após teremos o show com os artistas Tiago Máci, Regiane Araújo, Tassia Campos e Tutuca. 

“Planejamos também uma tarde inteira com atrações simultâneas em diversos espaços do Teatro, que irão acontecer na sexta-feira”, anunciou Brandão. Nesse dia a festa começa cedo, a partir das 14h, com cortejo saindo da Praça Deodoro até ao Teatro Arthur Azevedo. No Salão nobre, quarteto com músicos da Escola de Música do Maranhão Lilah Lisboa animará o começo da tarde enquanto no Salão Versátil se apresenta o Pianista Nilton Cruz. E nos outros espaços do Teatro os músicos da Orquestra Jovem do Maranhão João do Vale se apresentam. No final da tarde, o público poderá assistir a peça teatral “Entre a missa e o almoço”, comédia de Artur Azevedo que retrata os costumes da vida cotidiana no final do século XIX. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário