O governador Flávio Dino recebeu nesta terça-feira (23), no Palácio dos Leões, o secretário nacional de Políticas Portuárias do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Luiz Fernando Garcia da Silva, que está em visita ao Maranhão nesta semana, acompanhando as atividades de atualizações do Plano Mestre do Porto do Itaqui.
Além de ser recebido pelo governador Flávio Dino, ele também visitou o Porto do Itaqui e o Terminal de Grãos do Maranhão, onde foi recepcionado pelo presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária, Ted Lago.
Nesta quarta-feira (24), ainda acompanhado por Ted Lago, o secretário fez um sobrevoo sobre o Canal de Acesso ao Complexo Portuário do Maranhão, formado pelo Porto do Itaqui e os portos da Vale e da Alumar, além de uma visita à sede da Vale.
Ted Lago, acompanhado dos diretores da Emap, apresentou ao secretário nacional de Políticas Portuárias, que está vindo pela primeira vez ao Porto do Itaqui, o trabalho que vem sendo desenvolvido desde o início do ano passado e as melhorias que foram implementadas no porto. “Também mostramos os investimentos e esperamos que ele possa garantir celeridade na autorização dos processos de boa parte deles, que serão destinados à ampliação do porto com novos terminais”, afirmou.
O trabalho para atualização do Plano Mestre do Porto do Itaqui integra o cronograma de atividades de planejamento do setor portuário brasileiro e implantação de projetos de inteligência logística portuária nos portos públicos do país.
Durante toda esta semana um grupo formado por dez profissionais, entre técnicos da SEP e consultores, estão em contato com todas as áreas da Emap para entrevistas e levantamento de dados. O grupo também agendou entrevistas com operadores portuários, arrendatários, órgãos públicos estaduais e municipais.
O Plano Mestre, base para a construção do Plano de Zoneamento e Desenvolvimento (PDZ), é elaborado a partir de um trabalho extenso que precisa enxergar todos os atores e processos da complexa dinâmica portuária. Ele fornece os subsídios necessários para orientar os investimentos portuários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário