sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Presidenta do Sindicato dos Enfermeiros e Diretora de Saúde e Segurança do Trabalho da Força Sindical Maranhão reforça Campanha pelo uso de preservativos no Carnaval

Presidenta Ana Léa Coêlho
A Diretora de Saúde e Segurança do Trabalho da Força Sindical Maranhão e Presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Maranhão, Ana Léa Coêlho, aproveita o período carnavalesco para alertar a sociedade sobre a importância do uso de preservativos em todas as relações sexuais.

Isso porque, como já é do conhecimento de muitos, no período do carnaval foliões empolgados terminam se distraindo e deixando de lado o uso do preservativo.

Para a dirigente sindical "O uso é fundamental para  a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).".

De acordo com o Ministério da Saúde, apesar do fluxo de informações sobre as DSTs e do acesso aos métodos de proteção, o Brasil enfrenta uma epidemia de casos de HIV/aids, com cerca de 40 mil novos infectados por ano, principalmente entre jovens de 20 a 24 anos, alguns jovens são contaminados com DST’s na primeira relação sexual.

Informações confirmam a intenção do MS em distribuir até o início do carnaval 77 milhões de preservativos em todo o Brasil.

O Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), intensifica a campanha de prevenção combinada à transmissão do vírus HIV e de outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e garante que serão distribuídos mais de sete milhões de preservativos no estado,  3 milhões destes destinados pelo Ministério da Saúde (MS) como parte da campanha nacional de prevenção às DST/Aids no período carnavalesco.

Segundo Ana Léa "O objetivo da Força Sindical Maranhão e do Sindicato dos Enfermeiros do Maranhão é orientar não somente a classe trabalhadora, mas a sociedade de um modo geral, para ficarem atentos, pois existem muitos mitos e tabus que terminam desestimulando o uso de preservativos.

Ana Léa destaca ainda que "fortalecer o estímulo à prevenção dessas doenças é decisivo, pois alguns agravos, a exemplo do HPV, também são precursores de lesões cancerígenas no Cólo do Útero entre as mulheres.".

A Diretora de Saúde e Segurança do Trabalho da Força Sindical também alerta aos trabalhadores para atualizarem o calendário vacinal "uma vez que doenças como Tétano e Hepatite B podem ser adquiridas nos ambientes de Trabalho por meio de Acidentes de Trabalho e tem como forma de prevenção a vacinação do trabalhador.".

Ana Léa Coêlho é Enfermeira, Presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Maranhão, Diretora de Saúde e Segurança do Trabalho da Força Sindical Maranhão, Funcionária Pública, Pós Graduada em Enfermagem do Trabalho, Educação em Saúde, Saúde da Família e Gestão em Saúde pela Universidade Federal do Maranhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário