quinta-feira, 14 de março de 2019

Diretora da UJS/Maranhão Josy Gomes: "Marielle virou semente!"

Josymari Pires Gomes nas ruas
Essa Quinta Feira (14) é a data em que completa um ano do assassinato da vereadora pelo PSOL do Rio de Janeiro Marielle Franco. 

A Dirigente Estadual da União da Juventude Socialista no Maranhão, estudante de Psicologia da UFMA Josymari Pires Gomes (a Josy) faz uma homenagem a Marielle que em vida representou "retrato de parte significativa da sociedade brasileira." e que após seu assassinato "Virou inspiração pra luta, pro samba, pra vida.".

Abaixo o texto apresentado na íntegra.

Boa Leitura.



Marielle virou semente! 

Hoje completa um ano do assassinato cruel de Marielle Franco e Anderson Gomes. Ecoou pelo mundo que a vereadora do Rio de Janeiro, a quinta mais votada da cidade, foi assassinada por motivos políticos. 

Um dia depois ocorreram atos em pelo menos 17 estados brasileiros. Mulher, negra, mãe, bissexual, nascida e criada na periferia, defensora dos Direitos Humanos, firme e determinada. 

Marielle é um retrato de parte significativa do povo brasileiro. Seu breve mandato foi marcado pela defesa das minorias e pelas denuncias às milícias (que a cada nova investigação são comprovadas as ligações com a velha e tradicional política desse país). 

Mesmo após a prisão de dois suspeitos, o povo continua a perguntar “Quem mandou matar Marielle?”. 

Ela morreu, mas não as suas ideias, ao longo desse tempo desconfio que não haja nesse país alguém que não saiba quem era ela e quais as suas bandeiras. 

Milhares de pessoas a tomam como exemplo para a militância, seja nas redes sociais ou seja nas ruas. Virou inspiração pra luta, pro samba, pra vida. 

Nas eleições de 2018 várias mulheres pelo país todos tiveram coragem de também tentar o espaço político. Diversas mulheres, sobretudo as negras, descobriram o significado de empoderamento e de sororidade. 

Tentaram silenciá-la, acreditaram que o lado de cá (dos que sonham e acreditam) seria mais fácil de apagar, mas enquanto pra alguns “Resistência” tem sido só um clichê bonito, pro povo é palavra de ordem há muito tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário