sexta-feira, 21 de agosto de 2020

CTB realiza 1a Plenária Regional das CTBs estaduais Nordeste

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (sessão-Bahia) realiza sábado, 22 de agosto, das 9 às 13 horas, a 1ª Plenária Virtual da Classe Trabalhadora do Nordeste. 

A realização conta também, com participação das 8 seções estaduais dos estados da região.

O movimento sindical tem um enorme desafio pela frente em buscar entender essas novas formas de exploração do capital sobre o trabalho e organizar a luta da classe trabalhadora em defesa dos direitos e da constituição.

Dessa forma, a plenária regional coloca em debate os temas relacionados à crise sanitária, econômica, social, política, a ausência dos Movimentos Sociais e do Movimento Sindical no Comitê do Nordeste e a repercussão e impactos na vida da Classe Trabalhadora na região. A reunião também tem como objetivo proporcionar aos participantes uma análise das perspectivas e dos desafios do Movimento Sindical, do emprego e o cenário para uma profunda reestruturação da produção e do trabalho na pós-pandemia.

O governador do Maranhão Flávio Dino será o palestrante do debate sobre conjuntura nacional. O presidente nacional da CTB, Adilson Araújo, vai abordar a atualidade do movimento sindical e de projetos que ameaçam a sobrevivência dos sindicatos. A economista Tânia Bacelar, da Universidade Federal de Pernambuco, apresenta o tema “Impactos da pandemia na Região e o Consórcio Nordeste”.

Para assistir a abertura e ao debate sobre conjuntura, com intervenções do governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB). As atualidades do movimento sindical e de projetos que ameaçam a sobrevivência dos sindicatos com Adilson Araújo e os “Impactos da pandemia na Região e o Consórcio Nordeste”, com a professora Tânia Bacelar, basta acessar o facebook da CTB-Bahia, o canal do Youtube/TV Classista e também nas páginas do facebook das CTBs estaduais. Até esta quinta-feira (20) 500 inscrições foram realizadas. Clique AQUI e confira a relação dos  delegados e delegadas inscritos do estado da Bahia.

Pascoal Carneiro, presidente da Ctb Bahia, acredita que a mobilização foi a responsável pelo excelente número de inscritos no estado da Bahia. “Trabalhamos com afinco para mobilizar nossas bases e acredito, que o momento de retidas de direitos em que o país mergulhou, nos ajudou. Somente os trabalhadores e trabalhadoras organizados e mobilizados conseguirão superar este triste momento em que vivemos, de ataques aos direitos trabalhistas, desmonte da CLT, ataque à democracia e ao meio ambiente pelo governo fascista de Bolsonaro.

Representatividade das mulheres:

O cenário de crescimento da participação feminina nos espaços de poder tem estimulado o empoderamento das mulheres na ocupação dos espaços e também na defesa dos direitos de outras mulheres. É resultado de muitos anos de resistência e também de ativismo.

Confira a programação:

9h.: Ato político de abertura pelos Presidentes das seções estaduais;

09h30h: Conjuntura Política Nacional – Flavio Dino, Governador do Maranhão;

10h.: Impactos da pandemia na Região e o Consorcio do Nordeste – Tânia Bacelar de Araujo – Economista, professora da Universidade Federal de Pernambuco, Especialista em desenvolvimento regional e Doutora em Economia pública e planejamento e organização do espaço pela universidade de Paris;

10h30min.: Desafios do Movimento Sindical – Adilson Araújo – Presidente Nacional da CTB;

11h.: Debate: Participação de inscritos;

12h40min.: Encaminhamentos;

13 horas: Encerramento

Nenhum comentário:

Postar um comentário