Saudosa Dona Teté |
SÃO LUÍS – O Grupo Laborarte anunciou nesta quinta-feira, 13, em coletiva de imprensa, o nome que irá fazer parte da nova fase do grupo e as ações para homenagem do centenário de Dona Teté.
Mantendo a dinâmica, as brincadeiras, as músicas e a mesma dança, o grupo inicia para este ano, um novo projeto, o Cacuriá Balaio de Rosas, que carrega consigo a trajetória do grupo e o compromisso com a cultura.
Em respeito a toda história e dedicação que Almerice da Silva Santos, Dona Teté, teve com a cultura popular maranhense, e em homenagem ao seu centenário, o grupo Laborarte entrega o nome “Cacuriá de Dona Teté” para o estado do Maranhão, como símbolo cultural do cacuriá, representando não apenas um grupo, mas todos que fazem parte dessa manifestação.
As ações de homenagens também contam com o projeto de lei que está em processo de elaboração para instituir o dia 27 de junho, aniversário de Dona Teté, como Dia do Cacuriá, transformando essa manifestação em patrimônio da cultura maranhense e esta data como parte do calendário junino do Estado. A data já possui programação para celebrar a dama da cultura popular e reunir outras manifestações culturais.
O grupo Laborarte também está em produção do documentário “Pricisa, Teté: Cem anos de baile no salão da baronesa!”, que conta a história de vida de Teté e do nascimento do espetáculo, “Cacuriá de Dona Teté” que se tornou referência no Brasil inteiro.
Com as bênçãos de São Pedro com depoimentos de amigos e familiares, um pouco da sua, O Cacuriá Balaio de Rosas deu início às festividades no Batizado que aconteceu no Largo de Santo Antônio.
Com a mesma energia e dedicação, o grupo celebra sua diversidade presente em gêneros, corpos, raças e sexualidade e traz o sentido da arte feita a tantas mãos, com o compromisso e a parceria entre aqueles que produzem, os que dão vida aos movimentos e ao nosso público.
Nenhum comentário:
Postar um comentário